Na fazendinha do CEMAC, os alunos entram em contato com o mundo animal, estabelecendo o respeito do ser humano com o cuidar da natureza e dos animais. O brincar em meio à natureza fornece uma outra perspectiva do mundo a sua volta, o que aprimora a percepção espacial e sensorial. Os animais demonstram mais amor do que podemos imaginar, e todo esse afeto faz muito bem às nossas crianças, que aprendem a respeitá-los e despertam em si o senso de cuidado com o próximo. Os pequenos ainda começam a entender que possuem uma responsabilidade em relação à natureza, aprendendo a protegê-la.
O Bosque Encantado do CEMAC tem como objetivo principal contribuir para a formação de uma nova ética social e ambiental, aliando a preocupação com os problemas globais ligados ao processo de degradação do meio ambiente, aos problemas cotidianos, os quais resultam da ação predatória do homem, tendo como objetivo principal contribuir com a formação da cidadania. Algumas aulas são ministradas no espaço, além de ser, sobretudo, um local de lazer e descontração para alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.
A inovação da proposta do Orgânico na Escola através do Cultivar CEMAC desperta em nossos alunos: Criatividade, Inovação e Conexão Social.
Pautado em garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos, fomentar hábitos de alimentação saudável, potencializar saberes e fazeres da coletividade em prol do cultivo da horta, fortalecer os laços sociais entre escola, família e comunidade, o projeto busca através da horta trabalhar a realidade e aproximar os alunos de questões que fazem parte do meio social, como a preocupação com os recursos naturais. Nesse sentido, a educação ambiental é um dos principais eixos trabalhados por meio dessa metodologia. De tal forma, os tópicos passam a ser absorvidos de maneira teórica e prática.
Com o objetivo de acompanhar os avanços que a educação exige, o CEMAC implantou o Programa Bilíngue da Escola International School, em que os alunos aprendem a língua inglesa integrada aos assuntos do currículo escolar. Isso significa que o inglês, além de ser uma língua alvo a ser aprendida, também é o instrumento pelo qual conteúdos como matemática, história, arte, dentre outros, são investigados na teoria e na prática, além de possibilitar o contato com a cultura de países diferentes. Assim, é possível aprender sobre outros comportamentos e tradições.
Implantado no CEMAC desde 2015, a parceria com Augusto Cury através do projeto Escola da Inteligência envolve estudantes, famílias, escola e professores. O Programa é aplicado dentro da grade curricular, como disciplina regular, mesmo antes de ser reconhecida como obrigatória, fato que ocorreu em 2020, quando a educação socioemocional integrou a nova BNCC.
O projeto contempla alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, trazendo diversos benefícios como: Desenvolvimento da inteligência; Melhoria do rendimento escolar e do aprendizado; Habilidades para construir relações saudáveis e administrar conflitos; Postura empreendedora e criativa e Aumento da qualidade de vida dos professores, da família e dos alunos.
Implantado no CEMAC em 2021, a disciplina despertou o interesse dos alunos pelos processos básicos e burocráticos que as finanças desafiam a sociedade dia após dia. Baseado na realização de sonhos como estímulo para que alunos e seus familiares, professores e toda a comunidade escolar adquiram hábitos financeiros mais saudáveis, o CEMAC oferece, para além da disciplina de forma regular na grade, palestras com instituições renomadas na cidade e festivais em que os alunos trabalham desde a abertura de empresa, rede de produção, contabilidade de caixa e custo/benefício.
Fundado em 2014, o Núcleo de Artes Integradas traz a dança, a música e o teatro como principais atividades culturais. O CEMAC acredita no autoconhecimento, no desenvolvimento de expressão e comunicação, na maior interação entre os alunos, no estímulo à leitura e à disciplina e na promoção do aperfeiçoamento corporal através da arte. Esses são apenas alguns dos benefícios que o teatro, a dança e a música são capazes de proporcionar para crianças e adolescentes. Além disso, como prática pedagógica, as oficinas podem, ao mesmo tempo, trazer para sala de aula uma alta dose de criatividade entre os alunos.
A cada quinze dias, as cortinas se abrem no pátio de convivência do CEMAC e o palco fica livre para que os alunos possam compartilhar suas habilidades culturais. A prática eleva a autoestima e confiança do aluno e o torna cada vez mais protagonista na formação integral do indivíduo. Atividades artísticas e culturais, além de serem prazerosas, estimulam áreas do cérebro que permitem o desenvolvimento de outras formas de linguagem. São atividades que aguçam a sensibilidade do aluno, melhoram sua capacidade de concentração e a memória, promovendo a interação entre o fazer cultural e a apreciação.
A participação em treinos e campeonatos resulta em ganhos que vão além da saúde, o estudante consegue lidar melhor com o estresse, melhora a concentração, aprende a ter disciplina e a montar e seguir uma rotina, além de aprender a lidar com a frustração de perder, mostrando a ele que desistir não é uma opção, o ideal é manter uma rotina de treino para garantir um desempenho cada vez melhor. O esporte em equipe também ajuda a criança a desenvolver habilidades socioemocionais que serão requisitadas ao longo de sua vida adulta, como trabalhar em equipe, ter empatia e exercer a liderança.
Trabalhar o projeto de vida na escola é ajudar a criança e o jovem a desenvolver seu autoconhecimento e planos para o futuro. Assim, a escola contribui para a formação de pessoas, colocando ainda o jovem como protagonista de sua própria jornada.
A escola não é um lugar para transmitir aos educandos apenas o conhecimento formal, a educação, como um todo, vai muito além. É por isso que o CEMAC investe na formação de indivíduos para o mundo, e diante dessa responsabilidade, discute-se um tema muito importante: a abordagem e construção de um projeto de vida na escola, que é uma das competências da BNCC.
Um programa de tutoria é uma ferramenta que traz vários benefícios para o processo de ensino-aprendizagem de uma escola. A tutoria oferece um apoio para a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, que colocam o aluno no centro da construção do conhecimento. De forma personalizada, aluno e tutor trabalham juntos para melhorar a compreensão do conteúdo e garantir a qualidade do aprendizado, respeitando ritmo e estilo individuais. Nosso programa é destinado a ajudar o aluno na escolha profissional e acadêmica, de acordo com sua personalidade, aptidões e interesses.
Todos os anos, a Editora Edebê Brasil, em parceria com a Rede Salesiana Brasil de Escolas, organiza dois simulados que preparam os estudantes da 1ª Série ao terceirão para o ENEM e os exames de acesso ao ensino superior. É através do simulado que são identificadas as potencialidades e lacunas de aprendizagem do aluno, objetivando aprimorar seus conhecimentos e habilidades.
Durante as aulas de culinária, que abrangem todos os segmentos, o estudante pode ter contato com os ingredientes, pode sentir, tocar, adquirir noção de quantidade e medidas, aprender sobre outras culturas e alimentação saudável, enriquecer o vocabulário e aperfeiçoar habilidades sociais e de trabalho em equipe.
Somos a primeira Escola do Oeste Baiano a adquirir o programa Zoom Education, fortalecendo o fato de ter se tornado referência em inovação e investimento na qualidade de ensino.
O programa procura desenvolver integralmente os estudantes em suas inteligências cognitiva, emocional e social, preparando as crianças para o futuro, tendo como principal característica criar situações-problema com soluções livres, de modo a trabalhar diversos campos da mente.